Na noite de 20 de outubro, vinte e dois professores dos melhores colégios de Salvador se reuniram para discutir a fundação de um novo colégio, motivados pela insatisfação com a nova sistemática de ensino da 3ª série do Ensino Médio, planejada e imposta pelos seus diretores.
Sob a liderança do Prof. Antonio Jorge, foi oferecida aos professores a oportunidade de se tornarem sócios e/ou professores do colégio que seria fundado. O Professor Cícero Pessoa da Silva foi o primeiro a se manifestar, escolhendo ser apenas professor do novo colégio, decisão que foi seguida por todos os outros, exceto os Professores Jorge Luiz de Almeida Santos e João Augusto Bamberg Conrado, que também demonstraram interesse em serem sócios.
No dia seguinte, foi oficializado o nome do Colégio Anchieta em homenagem ao Padre José de Anchieta, tomando-o como patrono. O Colégio acabava de se definir como um colégio cristão, segundo parecer do Prof. Cícero Pessoa.
No dia 1º de março, em suas oito salas do atual Ensino Médio, com lotação completa, os professores começaram a lecionar, cheios do desejo de que o novo colégio superasse aqueles nos quais eles haviam deixado de lecionar. O grande desafio foi vitorioso: ao fim de um ano letivo, nos vestibulares de janeiro de 1983, o Anchieta conseguiu recorde nos índices de aprovações e isso fez crescer rapidamente o número de alunos matriculados nos anos seguintes.
A antiga sede, no Rio Vermelho, tornou-se pequena e o Anchieta passou para uma nova sede, na Avenida Visconde de Itaboraí, no 97/99 – Amaralina. O Prof. Cícero Pessoa da Silva foi escolhido pela Entidade Mantenedora, com aceitação unânime dos professores e técnicos, como o novo Diretor Geral do Colégio Anchieta, assumindo o cargo a partir de 1983. Nasceu assim o Anchietinha.
As atividades transcorreram normalmente e o Anchieta pôde comemorar seu primeiro quinqüênio, com o melhor conceito educacional entre os grandes colégios do Brasil, com mais de 1.300 alunos matriculados.
Iniciaram-se as solenidades de encerramento do curso, para os alunos concluintes, com Missa na Basílica de Nosso Senhor do Bonfim e a festa dos pré-vestibulandos no Clube Bahiano de Tênis.
Reflexo do Plano Cruzado – Ano difícil. Alguns bons colégios de Salvador não suportaram as mudanças trazidas pela nova ordem na economia do país e fecharam suas portas. O Anchieta não ficou imune. Embora sua estrutura tenha-se mantido inalterada, o Anchietinha não suportou a diferença entre o preço imposto pelo governo e o seu custo operacional, consequência da sua qualidade de ensino.
Para o sonho e orgulho do Anchieta, um forte golpe: o Anchietinha encerrou suas atividades, temporariamente, mas o Prof. Cícero Pessoa e a Entidade Mantenedora do Colégio mantiveram algumas professoras no colégio, lecionando na 5ª série do atual Ensino Fundamental ou exercendo funções técnicas, entre elas, a Profª. Maria do Socorro Mota da Silva Santos, atual diretora do Anchietinha.
O Anchieta retomou seu crescimento em estrutura física e pedagógica, dando nova roupagem à Biblioteca e ao Laboratório de Ciências e construindo mais quatro salas de aula.
O Prof. Cícero Pessoa, que lecionava Português aos pré-vestibulandos, deixou a sala de aula e passou a ser exclusivamente o Diretor Geral do Colégio. Também os professores Antonio Jorge e João Bamberg deixaram de lecionar, passando a cuidar somente de atividades de Direção.
Seus computadores de “última geração” CP–500 ocupavam uma pequena sala capaz de atender a doze alunos por vez. Era o começo. O pioneirismo do Anchieta serviu de destaque, inclusive com noticiário no Jornal A Tarde e na revista VEJA.
Realizaram-se a 1ª Feira do Livro, que contou, entre outras presenças, com a do grande compositor Gilberto Gil e do escritor Fraga Lima, e o 1º Festival Artístico de Redação, com a participação dos alunos da 1ª série do ensino médio (antiga 1ª série do 2º grau).
A 1ª Eucaristia de alunos da 5ª série passa a ser realizada na Igreja de N. Sr.a da Luz, na Pituba.
Reforça-se mais a estrutura didático-pedagógica do Colégio Anchieta, procurando-se dar mais ênfase aos encontros de informação e às excursões pedagógicas e formativas.
Os alunos do Colégio, sempre muito politizados, participam de vários debates políticos, visando à formação da cidadania. Nos esportes, a equipe Anchieta de Futebol de Salão sagrou-se Campeã da 1ª Copa Interescolar, promovida pela SUDESB.
Nossa Profª. Neide Teixeira, como primeira mulher a ser técnica de uma equipe masculina de Futebol de Salão, ficou famosa e o fato foi noticiado na revista Placar, com divulgação nacional.
O Anchieta fez 10 anos: um ano inteiro de eventos comemorativos do primeiro decênio de atividades escolares. O Colégio ampliou as instalações, com a construção de mais quatro salas de aula e reforma das salas da Secretaria e dos professores
Foi criado o Curso Anchieta de Inglês. Um curso com toda estrutura dos melhores cursinhos de Salvador, com salas especiais dotadas de videocassete e televisor.
O sonho se realiza novamente. O Anchietinha voltou a funcionar, agora, na Rua Érico Veríssimo, no 292 – Itaigara, sob a direção da Prof.a Célia Dourado e, em seguida, da Prof.a Maria do Socorro Mota S. Santos. Em uma estrutura física condizente com o que se esperava de uma escola de Ensino Fundamental, nos dois turnos. Além das disciplinas obrigatórias, o Anchietinha já começou oferecendo os cursos de Inglês, Informática, Formação e Música, inseridos no currículo escolar.
Aniversário de 15 anos – O Colégio não poderia começar melhor o ano da festa do seu aniversário. Novo recorde em aprovações nos vestibulares do país. Muitos alunos conseguiram grandes colocações. Foram onze primeiros e nove segundos lugares, sem contar com os terceiros, quartos etc.
Eventos comemorativos, Missa e Culto Batista em Ação de Graças, disputas esportivas, apresentações artísticas e uma Gincana Assistencial que ofereceu muitos alimentos a várias instituições.
Foi criado o CORAL ANCHIETA, representado pelo coro jovem, com pequenos cantores, coralistas de idade entre sete e dez anos, e com a participação especial de alguns ex-alunos e professores, regido pelo Maestro Alcides Lisboa Filho.
Também neste ano, foi criado o PROSA – Programa de Satisfação no Anchieta, um instrumento de pesquisa capaz de identificar problemas e apontar soluções para o crescimento e a melhoria da instituição, em relação à estrutura física, pessoal e de serviços. Aplicado a cada dois anos à comunidade Anchieta (alunos, pais, professores e demais funcionários), o PROSA é uma ferramenta gerencial de grande importância para a avaliação institucional.
O Anchieta atinge sua maioridade, completando 18 anos, com um dia repleto de homenagens para celebrar a nova idade.
O Colégio Anchieta escolheu o Dia Mundial da Poesia, para dar inicio ao Movimento de Incentivo à Leitura – MIL. As comemorações foram realizadas no pátio do Colégio, em uma tarde de recital de poesias de grandes poetas como Castro Alves, Manoel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.
Os vinte anos de atividades foram comemorados com três eventos: uma Missa, um culto e um almoço de confraternização. Construir e fazer funcionar a nova sede do Anchieta, na Pituba, foi o fato mais concreto das comemorações.
TOP OF MIND – Escola Comprometida com a preparação eficiente dos alunos. Uma grande conquista. O Colégio entra para a lista dos mais lembrados da Bahia. Neste ano, o Anchieta teve um reencontro inesquecível. Ainda na sede de Amaralina, a turma de 1982 – os primeiros a concluírem o curso no Colégio, se reuniram em um dia de grandes recordações. No mesmo ano, houve o “Lembra de mim?”. A festa, que marcou o 1º Encontro de Ex-alunos do Colégio, reuniu ex-colegas e amigos que puderam assistir a vídeos e ver fotos, recordando os bons tempos.
A nova sede do Anchieta, na Praça Padre Anchieta, no 126, Pituba, é inaugurada. A nova sede veio aliar a renomada qualidade de ensino do nosso Colégio às adequadas e modernas instalações desejadas pela comunidade anchietense, desde a implantação do PROSA. A nova sede do Anchieta, na Pituba, concretiza um sonho de muitos anos: uma escola que se completa em instalações para ampliar os serviços que presta à Educação.
A adoção da Convivência Social e da Educação Ambiental como Eixos Temáticos.
Os alunos se destacam, cada vez mais, nos esportes, na música, em competições, nos concursos e nas Olimpíadas de Matemática, Física e Química, ganhando diversas medalhas.
São criadas as OFICINAS DE MÚSICA, com salas equipadas e profissionais qualificados, para que os alunos possam desenvolver suas habilidades.
Após 22 anos dirigindo o Colégio Anchieta, o Prof. Cícero Pessoa da Silva afasta-se do cargo de Diretor Geral, passando a exercer o cargo de Presidente do Conselho Técnico-Pedagógico, sendo substituído pelo Vice-diretor, Prof. João Batista de Souza. Com alta tecnologia, associada a uma infraestrutura de alta qualidade, buscando trazer e incentivar a cultura para a comunidade foi inaugurado o TEATRO ANCHIETA. A programação contou com a participação do Coral Anchieta, do violonista Mario Ulloa, do grupo de dança da EBATECA ITAIGARA e da peça teatral dos alunos da 8ª série do EF, que marcaram, com suas apresentações, uma nova etapa na história do Colégio Anchieta. Não parando de investir em tecnologia, o Anchieta disponibiliza para seus professores e alunos a LOUSA ELETRÔNICA, a ILHA de EDIÇÃO ELETRÔNICA e o LABORATÓRIO de ROBÓTICA, dentre outras ferramentas didático-pedagógicas. São inauguradas as duas Vitrines Literárias “Cícero Pessoa”, nas Bibliotecas das sedes da Pituba e do Itaigara.
Nova sede. No mês de outubro, o Colégio Anchieta iniciou entendimentos com as Diretoras da Escola Cores e Letras, situada na Rua Clara Nunes, no Loteamento Aquarius – Pituba, para transformá-la em mais uma sede do Colégio Anchieta, culminando com a fundação, no dia 07 de dezembro, de mais um ANCHIETINHA.
Em 2009, JHSF anunciou o lançamento do empreendimento Horto Bela Vista. E nesse mesmo ano, foi firmada uma parceria com o Grupo Educacional Anchieta para a construção de uma nova sede do Colégio Anchieta no bairro Bela Vista, que ira ser construído nos próximos anos.
No ano de 2010, o ANCHIETINHA – Itaigara ampliou as suas instalações para receber os cursos da Educação Infantil, destinados a crianças do Grupo 4 (4 anos) e Grupo 5 (5 anos). É a qualidade e tradição do ensino fundamental da sede Itaigara, também para crianças dessa faixa etária.
Em janeiro de 2010, o Colégio Anchieta concluiu as negociações para a aquisição do Colégio São Paulo, firmando um compromisso de continuar com a missão do São Paulo, de educar os jovens de nosso país. Cada Instituição manterá sua filosofia de ensino, somando a qualidade na formação de cidadãos para o mercado, do Anchieta, com a formação humanista do São Paulo. Assim, os alunos do Colégio São Paulo garantem a melhor formação.
No final de 2017, o Colégio Anchieta inaugurou a sua quarta sede: O ANCHIETINHA – Bela Vista (Fluency & Tech), com uma metodologia totalmente alinhada às exigências da educação moderna e com ênfase na integração do inglês e das tecnologias ao dia a dia do aluno.
Além de oferecer a melhor educação, o ANCHIETINHA – Bela Vista, Fluency & Tech, foi criado para ser um lugar seguro, confortável e mágico para a infância dos seus alunos. Construído em um terreno de 7.000,00m2, em um projeto assinado pelo arquiteto Antonio Caramelo, o Colégio tem estrutura dos sonhos, ampla área verde, piscina climatizada e coberta, ginásio de esportes coberto, sala de arte, sala de música, laboratório de ciências, laboratório de tecnologia e robótica, biblioteca, refeitório, sala de descanso, maker space, estacionamento para 110 carros, dentre outros.
Em 2018, o ANCHIETINHA – Bela Vista (Fluency & Tech) passou a funcionar com turmas do Grupo 2 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, com turno complementar com ênfase em inglês.
Nesse mesmo ano, a sede Itaigara passou a oferecer o 6º ano do Ensino Fundamental para os seus alunos, já que em 2017 a sede Aquarius já havia oferecido esse curso e foi um sucesso total.
Em 2020, o mundo recebeu a notícia de que o novo coronavírus (Covid-19) havia se espalhado por todos os continentes. De repente, as aulas presenciais migraram para as plataformas on-line e uma nova forma de se fazer educação foi necessária. A sala de aula fez-se meet, a pergunta fez-se chat, porém, a arte do encontro prevaleceu.
Nas quatro últimas décadas, o Colégio Anchieta ofereceu a melhor educação para que cada aluno que passe por aqui possa descobrir que é possível unir Conhecimento, Formação Humanizada, Tradição e Felicidade. Tudo isso faz com que antes de se descobrir um profissional, cada um deles se descubra Anchieta.
Enter your e-mail address and your password.
Create your account. It will take less then a minute